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O Shopping Plaza vai promover quatro dias de hambúrguer, cervejas artesanais e pop rock. A quarta edição do Festival de Hambúrguer do centro de compras acontece nos próximos sábado (30) e domingo (31), e no final de semana seguinte, dias 6 e 7 de abril, com lanches a valores promocionais, apresentações musicais e menu especial para veganos e vegetarianos.

Durante os quatro dias do festival, o público poderá provar receitas diferenciadas de hambúrguer artesanal - inclusive veganas e vegetarianas -, do Brooklyn, Bruno BBQ, Steak Panta, Faaca Burguer e Brasa no Quintal. Para harmonizar com os lanches, a cervejaria Ekäut vai oferecer sete cervejas, Munich Helles, Witbier, APA 1817 (APA), American IPA (IPA), Extra Stout (Stout), Sour Cajá (Berliner Weisse) e o lançamento da marca, a colaborativa SurikÄut (Berliner Weisse). Também haverá chopes das cervejarias FriedaHaus, Quatro Cantos e SYMOA.

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Além disso, o festival contará com estações de milk-shake e menu kids, novidades desta edição. Para animar o público, haverá shows com as bandas de pop rock: Allycats (30/3), Downtown Band (31/3), Rodrigo Morcego (6/4) e Gin N' Tonic (7/4).

Serviço

Festival de Hambúrguer do Plaza Shopping

30 e 31 de março | 16h

6 e 7 de abril  | 16h

Shopping Plaza (Casa Forte)

Gratuito

 

 A rede de fast-food de frango frito Popeyes lançou nesta segunda-feira (25), a nova campanha de divulgação da marca no Brasil e usou uma das estrelas da TV, do cinema e do teatro brasileiros como garota propaganda. Com o tradicional jeito desbocado e cheio de palavrões, a imagem tridimensional da atriz aparece falando do modo de preparo do frango. No entanto, a campanha não foi bem vista nas redes sociais e recebeu duras críticas.

Alguns internautas acharam a propaganda de mal gosto e pediram para o post ser apagado. “Rapaz, isso vai viralizar mal…’; “O frango marina por 12 horas e essa campanha de marketing marinou por uns 10 minutos né? Transformar gente que já morreu em fantoche pra vender frango frito”; “Nao acredito que ninguem da equipe de vcs cogitou que isso seria desrespeitoso? Se eu fosse familiar não deixaria barato”, comentaram.

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De acordo com o Estadão, a campanha foi criada pela agência F.biz e está sendo planejada desde outubro de 2018.“A ideia de usar a Dercy veio do slogan da rede, que faz uma alusão a um palavrão (O frango frito f#*&). Mesmo tendo morrido há mais de dez anos, ela está bem em moda e tem potencial de virar ‘meme’ nas redes.”, disse Alessandro Bernardo, vice-presidente de criação da F.biz.

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Para um cozinheiro, fazer maionese sem ovo é uma receita que pode dar errado. Não para a startup chilena NotCo: a partir de abril, a empresa começará a vender no Brasil a NotMayo, que leva grão de bico no lugar do ovo. É o primeiro produto da companhia, que busca fazer alimentos conhecidos por levar produtos de origem animal apenas usando plantas. Para achar a receita certa, usa inteligência artificial, que sabe manipular dados sobre vegetais.

No Chile, a maionese da startup já tem 10% de participação no mercado local. Aqui no Brasil, os potes de 350 gramas do produto chegarão à rede Pão de Açúcar por preços em torno de R$ 10. "Queremos trazer algo premium, mas acessível aos consumidores. A maionese é só o começo: pretendemos levar tecnologia ao mercado de comida", diz o presidente Matias Muchnick, que fundou a NotCo com dois sócios em 2015.

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A princípio, a NotMayo será importada do Chile, onde a empresa tem fábrica própria. Até o início do 2.º semestre, porém, o plano é fabricar a maionese sem ovo localmente, com um parceiro que a empresa não revela.

A expectativa da NotCo é ter no Brasil seu maior mercado. Já tem um time de quatro pessoas aqui e contratará mais. Até o fim do ano, chegará à Argentina e ao México. Em 2020, será a vez dos EUA, com um parceiro especial: Jeff Bezos. O presidente executivo da Amazon (e dono do Whole Foods) participou da última rodada de aportes da NotCo, de US$ 30 milhões, no fim de 2018.

Apostar em produtos de origem 100% vegetal não é novo. A americana Impossible Foods já faz hambúrgueres com gosto e aparência de carne, com soja. A NotCo, porém, não muda a genética dos alimentos, mas os combina. A startup levou três anos para criar Giuseppe, seu "algoritmo chef de cozinha". Ele usa composição molecular, dados nutricionais e sensoriais de milhares de plantas e animais para chegar às receitas.

Giuseppe já tem outras receitas: o NotMilk (leite) e o NotIceCream (sorvete). A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo provou a NotMayo: em um teste cego, poderia passar por uma maionese comum. Uma colher da NotMayo, porém, tem 90% a mais de gordura e 85% calorias a mais que uma concorrente.

Para Maximiliano Carlomagno, da consultoria Innoscience, o gosto é só um dos desafios da NotCo. "Também precisarão ter bom preço e cadeia de distribuição para fazer sucesso", diz. Para Carlomagno, porém, a NotCo terá a seu lado a bandeira da "gourmetização" e a chance de atrair o público vegano.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O prefeito de Bolonha, Virginio Merola, decidiu declarar "guerra" a um dos pratos que mais simbolizam a gastronomia italiana no exterior, mas que não tem nada a ver com o nome que o batiza: o espaguete à bolonhesa.

No fim de fevereiro, Merola, do centro-esquerdista Partido Democrático, publicou uma mensagem no Twitter reclamando dos pratos mundo afora que recebem o nome de sua cidade. "Caros cidadãos, estou colecionando fotos de espaguete à bolonhesa ao redor do mundo, a propósito de fake news. Esse chega de Londres. Se puderem, me enviem as suas", disse.

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A imagem mostra uma lousa de um restaurante londrino com os dizeres "Especialidade da casa: espaguete à bolonhesa". Em resposta, usuários postaram inúmeras fotos de pratos e produtos que fazem referência a Bolonha.

"É estranho sermos famosos no mundo por um prato que não é nosso. Estamos felizes pela atenção dedicada à cidade, mas preferimos ser conhecidos pela comida que faz parte de nossa tradição", afirmou Merola ao jornal britânico The Telegraph.

Segundo ele, as fotos enviadas pelas redes sociais serão usadas em uma exposição no Fico Eataly World, parque temático de gastronomia situado em Bolonha. O prato tradicional da capital da Emília-Romana é o tagliatelle ao ragù, no qual uma massa de ovos artesanal recebe um molho de carne cozida lentamente com aipo, cenoura, cebola, tomate e vinho branco seco.

O macarrão à bolonhesa, comido no mundo todo, não passa de uma adaptação. "Se o molho for de qualidade e seguir a verdadeira receita depositada na Câmara de Comércio, até o espaguete é bem-vindo", disse o prefeito.

Da Ansa

O Festival Pernambuco Bom de Mesa vai promover um encontro no Recife. O chef Biba Fernandes vai receber o chef carioca Paulo Pinho, no seu restaurante, o Chiwake, para juntos prepararem um menu inédito, a quatro mãos. Eles estarão reunidos entre a próxima quinta (21) e sábado (23).

O jantar preparado pelos dois chefs será composto por algumas etapas e promete uma imersão na alta gastronomia. Será servido um Gnocchi de macaxeira com lambretas; seguido por Panceta braseada co cogumelos, chips de couve e arroz de pato confit com chorizo ao estilo peruano. Para finalizar o menu, a sobremesa será tortinha crocante de frutas da serra.

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Os valores do menu serão de R$ 250, o casal, e R$ 150, individual. Quem participar também terá direito a um prato exclusivo comemorativo do Festival Pernambuco Bom de Mesa - 25 anos da Boa Lembrança.

Serviço

Menu a quatro mãos com Biba Fernandes e Paulo Pinho

Quinta (21) a sábado (23)  | 20h

Chiwake (Rua da Hora, 820)

R$ 250 e R$ 150

Entusiasta e interessados em gastronomia têm até o próximo domingo (17) para conferir o Festival Gastrô Pernambuco Bom de Mesa. Esta é a terceira edição do evento, realizado pelo Shopping Recife, que oferece ao público aulas-show, mercado gourmet e ofertas especiais nas praças de alimentação do centro de compras.

Os workshops têm capacidade para 60 pessoas e estão acontecendo diariamente, com degustação no final de cada apresentação. Entre os chefs que passarão pelas aulas, estão nomes como Erick Jacquin, do MasterChef Brasil; o paraibano Batista, do programa Que Marravilha!/ Thiago Chagas, do Reteteu Comida Honesta; E carmem Virgínia, do Altar Cozinha Ancestral; entre outros. A programação completa pode ser vista no hotsite do shopping.

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Além disso, o festival promove uma programação infantil, com as chefes Taciana Teti, Ana Lins, Luciana Sultanum, Ana Karinina, Sofia Mota, Madalena Albuquerque, Nina Burkhard, além do chef Heleno Junior, que oferecerão oficinas para os pequenos. E o Concurso Gastronômico, com duelos entre estudantes pernambucanos da área.

Serviço

Festival Gastrô Pernambuco Bom de Mesa

Até domingo (17)

Shopping Recife (R. Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem)

Gratuito

Uma tradição irlandesa vem ganhando força entre os recifenses, a celebração do St. Patrick's Day, dia criado em reverência ao padroeiro da Irlanda. Em 2019, 13 cervejarias locais se juntaram para oferecer um roteiro exclusivo, entre a próxima sexta (15) e domingo (17), com chope verde para os clientes, em comemoração ao dia.

A ideia foi elaborada em cima do princípio da Economia Colaborativa e uniu 13 estabelecimentos espalhados pela cidade. Os clientes poderão degustar, em cada um, chope na cor verde - em alusão à data -, criado especialmente para a ocasião. Em alguns dos bares, haverá, também, apresentações musicais, como no Mr. Hoppy que vai receber a banda Las Forasteras e o cantor Fernando Arroyo.

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Confira os estabelecimentos participantes do roteiro.

Mr Hoppy Beer &  Burger - Rua Maria Carolina – 331 ( Boa Viagem) e  Av. Rui Barbosa – 815( Graças) - Entrada: Gratuita. Não há couvert

Apolo Beer  - Rua do Apolo- 164- Recife Antigo

Capitão Taberna- Rua João Tude de Melo- 77 – Parnamirim

Donovan Irish Pub- Av. 17 de Agosto – 1706- Casa Forte

Cervejaria Laborada-Rua do Espinheiro 533- Espinheiro

A Caverna - Rua Fernando Lopes, 78- Graças

Confraria Hopfen haus -  Av. Bernardo Vieira de Melo, 6088 - Loja 03 - Candeias

Beerdock Recife- Rua Desembargador Luiz Salazar 98( Madalena) e Rua Maria Carolina – 273 ( Boa Viagem)

Ekaut Lab- Av Conselheiro Aguiar- 3572 – Boa Viagem

Garage Food Park- R. Padre Silvino Guedes, 65 – Espinheiro

Marcolino Tap House- R. Cap. Zuzinha, 136 - (Boa Viagem) e Rua da hora, 348 (- Espinheiro )

Cervejaria Quilombo- Av Bernardo Vieira de Melo, 209 - Shopping Open The Garden - Piedade

The Queen - Av. Eng. Domingos Ferreira, 2361 – Boa Viagem

 

A Freddo Gelateria incorporou uma novidade ao seu menu, um sorvete pensado nas necessidades de quem tem restrições alimentares. A criação do novo sabor foi feita em parceria com a chef Gabi Mahamud, e atende às pessoas que são adeptas ao veganismo. Trata-se do Torta Belga Vegano.

Gabi Mahamud foi convidada para, ao lado da chef da casa Harlen Brandão, adaptar um dos sabores mais pedidos da gelateria para quem tenha alguma restrição alimentar. A receita não leva açúcar, glúten, carne, leite, ou qualquer produto de origem animal, sendo assim uma releitura vegana do tradicional sabor comercializado na franquia.

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Para chegar ao resultado desejado, as chefs adaptaram o doce de leite, por meio de combinação de tâmaras, manteiga de amendoim, manteiga de cacau e leite de coco. O novo sabor já pode ser conferido nas mais de 10 unidades da Freddo Gelateria espalhadas pela região Sul do Brasil.

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A empresa italiana Ferrero suspendeu "temporariamente" a produção na maior fábrica de Nutella do mundo, situada em Villers-Écalles, na Normandia, norte da França.

Segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (21), a decisão foi tomada por "precaução", após controles internos terem detectado "anomalias" no nível de "qualidade" de um produto usado na fabricação do creme de avelã e do chocolate Kinder Bueno.

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"Podemos garantir que essa situação não diz respeito a nenhum produto atualmente no mercado e que o fornecimento a nossos clientes prossegue ininterruptamente", afirma a empresa.

A Ferrero realizará análises em sua unidade de Villers-Écalles, e os resultados devem ser divulgados até o fim da semana. A planta fabrica cerca de 600 mil potes de Nutella por dia, o equivalente a um quarto da produção mundial.

Da Ansa

Salmão defumado com caviar, agnolotti com trufas negras, estatuetas de chocolate douradas: à frente da cozinha do Oscar há 25 anos está o chef Wolfgang Puck, que conhece muito bem o gosto das estrelas que se reúnem na noite mais importante de Hollywood.

"Tem sido maravilhoso", disse Puck ao receber a AFP na cozinha que no domingo acenderá seus fogões para a grande festa do cinema.

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"Lembro-me da primeira vez, foi no centro [de Los Angeles] no Shrine Auditorium. Nós construímos uma cozinha no estacionamento, estava chovendo, ventava muito, foi muito difícil", conta.

"Agora temos duas cozinhas de altíssima qualidade, o que torna muito mais fácil", comemora o chef austro-americano de 69 anos.

Puck lidera um império "gourmet", com dezenas de restaurantes ao redor do mundo, de Bervely Hills a Las Vegas, passando por Cingapura e Grã-Bretanha.

Ao longo dos anos, Puck desenvolveu "clássicos" que são um sucesso entre os 1.500 convidados ao Governors Ball, a festa organizada pela Academia de e Artes e Ciências Cinematográficas após a cerimônia do mais prestigiado prêmio da indústria.

"Um dos nossos pratos tradicionais, um toast com 'crème fraîche', salmão defumado e caviar. O pão é cortado na forma de estatueta e fazemos 3.500 deles, então você pode imaginar, é muito salmão defumado" ... Especificamente, 204 quilos.

Entre os 60 pratos que compõem o menu, há criações atuais como a "cordoniz frita ao estilo Nashville", inspirada numa receita tradicional do sul dos Estados Unidos, o agnolotti (massa típica da região italiana de Piemonte) com ervilhas salteadas em trufas negras.

"As pessoas adoram o perfume da trufa. Fazemos milhares e o aroma invade todo o salão", assegura o chef, acostumado aos grandes programas de televisão.

- Trufas da França, presunto da Espanha -

As trufas negras (16 quilos), o azeite de oliva (quase 8 litros), a pimenta de Espelette e o champagne (quase 1.400 garrafas de Piper Heidsieck) vêm diretamente da França, onde o chef se formou nos restaurantes mais prestigiados antes de emigrar para os Estados Unidos.

O caviar (15 quilos) será americano e o presunto ibérico (5 patas), da Espanha, sem mencionar a carne japonesa de boi wagyu, uma das assinaturas do chef Puck.

"A indústria do cinema é mundial. Há filmes franceses, italianos, ingleses e, agora, mexicanos com 'Roma'", de Alfonso Cuarón, indicado em dez categorias e entre os favoritos ao Oscar de Melhor Filme.

"Nossa cozinha reflete um pouco essa imagem, com influências da Ásia, Itália, França, como nosso 'loup de mer grillé' [robalo grelhado] ou a apetitosa 'religieuse au yuzu'".

No total, todo o menu inclui 16.000 porções individuais, com versões veganas e sem glúten.

Para servir os astros, Puck conta com 200 empregados nas cozinhas e 850 garçons, comandados por 10 maîtres.

Um pequeno restaurante de praia situado em um isolado povoado de pescadores da África do Sul recebeu o prêmio de melhor do mundo nesta segunda-feira, na edição do World Restaurant, que é entregue em Paris.

O prêmio ao restaurante que não necessita de reservas (No Reservations Required) foi dado ao Mocotó, de São Paulo (Brasil), e o prêmio de melhor prato da casa (House Special of the Year) foi para o italiano Lido 84.

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Kobus van der Merwe, o chef do Wolfgat, situado no povoado de Paternoster, aprendeu a cozinhar quando tinha 30 anos e busca diariamente seus ingredientes na beira do Atlântico. Também fabrica seu próprio pão e manteiga.

O Wolfgat abriu no ano passado em uma casa na praia construída há 130 anos. Seu menu de degustação de sete pratos custa o equivalente a 53 euros.

O cozinheiro de 38 anos só pode receber 20 pessoas, que costumam ficar cerca de duas horas e meia no local.

Sua localização modesta e a crença de Van der Merwe de que deve ser sustentável e voltar ao básico convenceram os juízes do prêmio.

Com seus pratos com algas, peixe anjo ou mexilhões, também ganhou o prêmio de melhor restaurante "Fora do Mapa" (Off-Map Destination).

Van der Merwe, que também foi blogueiro, afirma que com exceção do uso de algumas espécies locais, sua filosofia é "interferir o mínimo possível nos produtos e deixá-los puros, crus e sem tratar."

"É uma abordagem muito minimalista, não faz sentido colher ervas extraordinárias para depois transformá-las em um molho que não tem nada a ver", disse.

Enquanto essa lista foi criticada por supostamente ser vítima de pressões e privilegiar a cozinha francesa, esta nova edição tem a ambição de incluir "diversidade e integridade", com um júri formado por 50 homens e 50 mulheres.

Quem passar pelas imediações do Recife Antigo, mais especificamente na Avenida Rio Branco, terá a oportunidade de tomar cerveja de graça. A partir desta sexta-feira (15), das 12h às 18h, sábado (16) e domingo (17), das 11h às 17h, os apaixonados pela bebida terão a oportunidade de experimentar a Skol Puro Malte.

A ação conta com um pack gigante (caixa de cerveja) instalado para receber as pessoas com bastante interatividade. O espaço disponibiliza de conteúdos nas paredes que darão início a uma experiência multissensorial, apresentando a história da Skol através de todas as suas inovações.

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No final, os visitantes terão a chance de brincar em mesas que acendem, indicando o local onde a lata precisa ser colocada. Acertando, a pessoa irá beber o produto recém-lançado pela Skol. As impressões do jogo serão colocadas em um telão na parte superior do lado de fora da estrutura. Para participar da brincadeira, basta ser maior de 18 anos portando a carteira de identidade.

A Skol está preparando uma ação de três dias para apresentar seu novo produto. Em uma 'pack gigante', instalado na praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, os consumidores poderão participar de várias atividades interativas e ainda degustar a nova Skol Puro Malte. A programação começa nesta sexta (15).

Dentro do Pack, a experiência multissensorial apresenta, nas paredes, o portfólio da marca. Os consumidores também serão levados a algumas mesas interativas em que latas da nova cerveja servirão de chaves para iniciar outras interações. Além disso, quem passar pelas atividades será apresentado à Skol Puro Malte, na área de degustação.

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Já do lado de fora, um telão vai mostrar as impressões dos consumidores a respeito da nova bebida. O Pack Gigante fica instalado no local até o próximo domingo (17) e as visitas poderão ser feitas das 12h às 18h, na sexta (15), e das 11h às 17h, no fim de semana.

A rede Pizza Hut escolheu três sabores de pizzas para fazer uma promoção aos seus clientes. Até o dia 1º de março, os sabores escolhidos serão vendidos ao valor de R$ 39,90, no tamanho grande. A iniciativa foi batizada de Promoção Pancadão.

As escolhidas para ganhar o valor promocional foram as pizzas de Pepperoni, Mussarela e Calabresa, que segundo a Pizza Hut, são os sabores mais queridos dos brasileiros. O valor de R$ 39,90 valerá até o dia 1º de março, como o objetivo de atrair novos consumidores e tornar esse produtos mais acessíveis para a clientela.

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A promoção é válida em todas as 190 unidades da rede distribuídas pelo Brasil, exceto lojas que estejam locadas em aeroportos, de segunda a sexta. Na capital paulista, o valor promocional também será praticado nos finais de semana.

Neste sábado (9), no Rio de Janeiro, os apaixonados por um bom café terão a oportunidade de conhecer os partipantes do Campeonato Nacional de Barista. O pernambucano George Gepp, proprietário do Borsoi Café Clube, é um dos concorrentes que está na disputa.

No competição, Gepp é o único representante do Nordeste. O grande vencedor do Campeonato Nacional de Barista terá a chance de defender o Brasil em Boston, nos Estados Unidos, durante o Campeonato Mundial. A fotógrafa Paloma Amorim, esposa do barista, mandou vibrações positivas em uma publicação no Instagram.

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"Eu estou nervosa, ansiosa, torcendo muito por ele. George é o cara que ama o que faz, ele vive e respira café, da hora que acorda até a hora que vai dormir. Os olhos dele brilham, ele se emociona e chora. Eu amo muito isso nele, porque ele é verdadeiro", declarou Paloma, que também divide com George Gepp as funções do Borsoi.

O Uber Eats, serviço de entrega de comida da Uber, está promovendo um festival de lanches. Até o dia 17 de fevereiro, a Burger Week vai oferecer descontos e entrega grátis aos usuários. A promoção acontece em 12 cidades do Norte e Nordeste.

A Burger Week vai dar, além da entrega sem custo, descontos de 30% nos pedidos. Estão participando do festival, no Recife, o Kangaroo Australian Burger, My Burger, Wayne's e Youburger. Para fazer o pedido basta baixar o aplicativo, navegar e escolher o lanche.

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O festival de hambúrguer da Uber Eats acontece nas cidades de Salvador, Maceió, Natal, Manaus, Aracaju, Porto Velho, João Pessoa, Recife, São Luís, belém, Fortaleza e Teresina.

 

A Ferrero e os fãs do creme de avelã mais famoso do mundo celebram nesta terça-feira (5) o "Dia Mundial da Nutella". Na data, os fãs são convidados a compartilharem nas redes sociais as receitas com Nutella, inventada em 1963 pelo empresário Michele Ferrero.

A empresa italiana também mantém o site com uma série de jogos e conteúdo interativo, como vídeos de receitas, fotos, convites para festas, artigos para presentear e músicas inspiradas no creme.

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A iniciativa do "World Nutella Day" foi criada em 2007, pela blogueira americana Sara Rosso, que decidiu escolher um dia para reunir a comunidade apaixonada pela Nutella. No ano passado, a palavra Nutella foi mencionada a cada 0,5 segundo nas redes sociais no dia 5 de fevereiro.

Da Ansa

Começam nesta semana as celebrações para a chegada do Ano Novo Chinês, comemorado nesta terça-feira (5). Diferente de muitos outros países, a maior festa da cultura chinesa segue o calendário lunar, segundo o qual já estamos entrando no ano 4717. A sociedade chinesa comemora cada novo ano com uma série de atividades que se estendem por cerca de 15 dias e, entre as tradições, a culinária do país está no centro das celebrações, já que os chineses são especialmente supersticiosos quando se trata dos pratos servidos nesta época.

Confira cinco pratos carregados de sabor e simbolismo para a chegada deste ano que, segundo o zodíaco chinês, será o Ano do Porco:

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Noodles

Os Noodles representam a longevidade. Na ceia de Ano Novo Chinês deve-se comer a massa inteira, sem cortá-la. Caso contrário, isso significa que você está cortando sua vida. Esse prato também é comum nas celebrações de aniversário, só que na chegada do Ano Novo não se pode cortar nem com os dentes a massa que mede cerca de 1,5 metro.

Peixe

Foto: Pixabay

Na China, o peixe geralmente é servido no final da refeição como uma espécie de ganho extra e, de acordo com a cultura do país, significa abundância e prosperidade. Nas celebrações de fim de ano, especialmente, é visto como um prato importante para atrair mais dinheiro no próximo ano.

Rolinho Primavera

Foto: Pixabay

Os tradicionais Rolinhos Primavera, conhecidos em todo o mundo, na cultura chinesa simbolizam a riqueza. Sua forma cilíndrica e a cor dourada em decorrência da fritura são vinculadas a barras de ouro.

Jiaozi

Foto: Pixabay

O Jiaozi é um alimento clássico no Ano Novo Chinês. Com sua história estimada em mais de 1.800 anos, em muitas famílias a massa é preparada de forma coletiva, como um dos rituais de passagem de ano.

Tangerina

Foto: Pixabay

 Assim como o Rolinho Primavera, na culinária chinesa a tangerina simboliza riqueza, além de ser considerada um ótimo presente para o anfitrião na ceia de passagem de ano. Também é comum ver pequenas árvores com mini tangerinas enfeitando as portas das casas e dos comércios. Os chineses, incusive, têm o hábito de enfeitá-las com bilhetes vermelhos com dizeres de “boa sorte” e “prosperidade”. 

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), representação do Recife, promove neste sábado (2), o primeiro Festival Vegano de 2019. O evento acontece no Espaço Ciência, em Olinda, e tem entrada gratuita.

Serão cerca de 20 stands, entre produtores locais e pequenas empresas, que estarão comercializando produtos veganos. O público encontrará alimentos como cachorro quente com salsicha de grão de bico, queijos, requeijões e manteigas, hambúrgueres, brownies, bolos, cupcackes e pavês. Também haverá bebidas, cosméticos, artigos de higiene e limpeza, entre outros. Tudo produzido sem qualquer derivado animal.

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Além disso, haverá demonstrações culinárias, no Laboratório de Delícias, em que os visitantes poderão aprender sobre a culinária vegana e degustar alguns pratos. Fechando a programação, uma mesa-redonda debate sobre Veganismo e Contexto Social, com a participação de acadêmicos e ativistas como Francisco Matos, Luciana Uchôa e Vivian Matos.

Serviço

Festival Vegano

Sábado (2) | 10h às 17h

Espaço Ciência (Complexo de Salgadinho, Olinda)

Gratuito

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Em comemoração aos 30 anos da Macuca, a Ekäut Cervejaria Artesanal criou duas latas temáticas especiais para as cervejas Munich Helles e American IPA. As latinhas, num total de 8 mil unidades, serão vistas pela primeira vez no Baile dos 30 anos da Macuca, que acontece neste sábado (2).A lata especial da American IPA tem estampada o click feito por Kelvin Andrad, da Máquina 3, do Sítio Macuca, em Correntes, onde a entidade cultural foi fundada e onde acontecem o São João da Macuca, o Macuca das Artes (festival de arte livre) e o Macuca Culturas Populares (festival de cultura tradicional). Já a Munich Helles ganhou a estampa da marca oficial da comemoração dos 30 anos da Macuca.A criação da arte dos 30 anos da Macuca ficou por conta do artista plástico Ailton Santana, que tem seu ateliê à 17km do Sítio da Macuca. “Para mim, o boi é uma referência de cultura. No desenho que está na lata, eu busquei fazer algo que fosse a cara da nossa terra”, comenta o artista plástico. “Você vê que alguns pés do brincante estão descalços e outros com chinelo, já na cabeça há uma terceira visão que simboliza o ilusório que o boi nos proporciona”, explica.“A Ekäut tem uma forte ligação com a cultura do Estado, visto ser uma cervejaria de raiz recifense. Levar a cultura local para os mais importantes festivais nacionais e internacionais do segmento tem sido quase que uma missão nossa, e a Macuca representa nossa cultura. Apoiar essa entidade quando comemora 30 anos é muito representativo para nós”, comenta o sócio da Ekäut, Diogo Chiaradia.Sabores exóticos - A Ekäut busca permanentemente a criação de novos sabores de cerveja. Em setembro passado, a Ekäut lançou a cerveja “Bolo de Rolo Imperial Stout”, maturada com goiabada e baunilha, resultando num sabor tipicamente pernambucano. Mais recentemente, os sabores pernambucanos voltaram à tona e surgiram as cervejas sours Cajá, Pitanga e Tropical, que é um blend das duas primeiras. A sour Cajá foi a primeira cerveja no estilo Berliner Weisse da Ekäut, ela tem como principais características a acidez, ser fermentada com polpa de cajá e alta carbonatação. A sour Pitanga tem características semelhantes sendo fermentada com polpa de pitanga.Com informações de assessoria

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